Projeto de instalação elétrica: como realizar de maneira adequada
Um projeto de instalação elétrica deve sempre ser feito por profissionais extremamente preparados e capacitados para a operação. Além dos equipamentos adequados, é fundamental que sejam seguidas todas as determinações das normas da ABNT.
São essas normas que garantirão muito mais segurança e os resultados esperados. Só para que se tenha uma ideia da importância das normas, A NBR 60669, por exemplo, é aplicada aos interruptores para corrente alternada, enquanto a NBR 5431 é especificada para as caixas e invólucros para acessórios elétricos.
Um ponto importantíssimo para qualquer construção é uma boa instalação elétrica. E, para que isso seja possível, é preciso sempre buscar atingir todas as necessidades daquele projeto e das pessoas que habitarão no local.
Portanto, é fundamental o planejamento para que se tenha em mente qual será a rotina daquele ambiente. E é justamente por isso que as normas são extremamente importantes.
Através disso e, como dito, de profissionais preparados para a operação, todas as necessidades da construção serão atendidas com um nível de segurança elevado e da forma mais adequada.
Neste conteúdo, você verá:
● O que é um projeto de instalação elétrica?
● Por que um projeto elétrico é importante;
● A Instalação residencial;
● Pontos importantes de um projeto de instalação elétrica.
O que é um projeto de instalação elétrica?
Um projeto elétrico nada mais é que uma representação gráfica do que serão as futuras instalações presentes na construção. Nele constarão diversos detalhes. Serão definidos e indicados todos os pontos de iluminação, tomadas, interruptores, circuitos elétricos, qual será a posição exata do quadro de distribuição e dos dispositivos de proteção, e, no caso de uma residência, são levados em consideração até os equipamentos e aparelhos que serão utilizados pelos moradores daquele local.
Um projeto elétrico deve sempre dar atenção ao ambiente, a construção, e, consequentemente, as suas necessidades. Isso quer dizer que é preciso sempre ter especificado quantos equipamentos serão ligados em um determinado ambiente e quais são os tipos desses equipamentos.
Resumindo, um projeto elétrico tem como finalidade suprir todas as necessidades dos ocupantes de uma determinada construção. É sempre importante lembrar que tudo deve ter como base as normas e os padrões de segurança, com o objetivo de gerar economia e o bom funcionamento de todo o sistema. É fundamental, também, que o projeto tenha um caráter flexível, acessível e com capacidade de reserva.
Mas por que um projeto elétrico é importante?
É fundamental que todos estejam seguros. Portanto, um projeto elétrico é extremamente importante para garantir essa segurança, para que possíveis acidentes não aconteçam.
Também, como dito anteriormente, o sistema deve promover economia, com o funcionamento correto de todos os equipamentos que serão utilizados no ambiente.
Após muitos estudos e adotar como base as normas técnicas, tudo é distribuído: interruptores, tomadas, pontos de iluminação, circuitos, quadros de distribuição, dispositivos de proteção, entre outros.
Ao seguir todos esses processos corretamente são evitados curtos-circuitos, choques elétricos, mau desempenho dos aparelhos em operação e, inclusive, incêndios. Isso quer dizer que, ter um bom projeto de instalação elétrica é fundamental.
Mas afinal, como fazer um projeto de instalação elétrica?
Tomando como base um projeto residencial, é importante que o primeiro passo seja a análise da planta baixa. A partir disso é realizado o cálculo do perímetro e a área de cada ambiente.
Isso é feito para que seja possível determinar a quantidade de iluminação que será necessária e a quantidade de tomadas nos cômodos. Esse é o início de qualquer projeto elétrico residencial.
Após isso, é necessário que seja feita a previsão de cargas e cálculos, que se baseiam nas necessidades dos moradores e na utilização dos cômodos da casa.
O esquema elétrico de uma residência pode variar de acordo com o ambiente. Em cozinhas, por exemplo, alguns fatores mudam, porque exigem maior potencial, pela quantidade muito grande de aparelhos que serão conectados à rede elétrica.
Em paralelo, é preciso que sejam definidos os pontos de iluminação e as tomadas para que seja realizada corretamente a distribuição de cargas.
A instalação residencial
Uma vez determinados onde estarão localizados os pontos de iluminação e interruptores dos ambientes, a próxima etapa do projeto é determinar qual será a quantidade de eletrodutos e condutores, que são os fios por onde passará a corrente elétrica.
Dessa maneira, o eletricista poderá realizar a ligação de energia elétrica da maneira adequada.
Um ramal de ligação deve ser conectado ao medidor que, por sua vez, é ligado ao quadro de distribuição residencial. É dele que derivam os circuitos com condutores fase, neutro e terra.
O mercado de trabalho para engenheiros elétricos está aquecido. Grandes obras de infraestrutura, a expansão da área de telecomunicações e investimentos em energia renovável têm contribuído para a crescente demanda por profissionais na área de Engenharia Elétrica.
Pontos importantes de um projeto de instalação elétrica
Reduza custos com aluguel de equipamentos
Para que não seja realizado um alto investimento em equipamentos que serão necessários para a realização do projeto, como cortadora de parede, serras elétricas e andaimes, por exemplo, é muito mais recomendável que seja feita a locação dos equipamentos. É uma alternativa mais eficaz e econômica
Quadro de medição acessível
Ao realizar a instalação do quadro de medição, é importante certificar-se de que ele estará em um local acessível para que os moradores daquela residência e técnicos das companhias de energia possam efetuar as verificações.
Equipamentos de segurança
A utilização de equipamentos de segurança é completamente imprescindível, especialmente por se tratar de um trabalho no qual envolve correntes elétricas.
Materiais de extrema qualidade
É fundamental que todos os materiais aplicados no projeto sejam de qualidade. Além da segurança única na instalação elétrica residencial, garante a durabilidade do projeto e evita acidentes posteriores.
Bom, agora você já sabe como realizar um projeto de instalação elétrica corretamente. Mas você sabe como a energia elétrica chega até a construção para o consumo da população? Não? Então aproveitamos para deixar esse material para você. Assim, seus conhecimentos a respeito do setor serão cada vez maiores.
A ASW Brasil
Maior fabricante da América Latina, a ASW Brasil atua em produção e distribuição de produtos para o segmento de energia elétrica. A empresa, certificada com ISO 9001 (SGS Croup), trabalha somente com produtos de alto padrão de qualidade e procura sempre a excelência em todos os seus serviços e processos, conta com laboratório próprio e equipamentos de última geração, que são calibrados e aferidos periodicamente.
Os ensaios são realizados por profissionais altamente qualificados para garantir que o cumprimento das normas de qualidade estabelecidas pela ABNT sejam rigorosamente atendidos provando a qualidade e confiabilidade em todos os testes realizados. A empresa é o maior fabricante e distribuidor de cruzetas poliméricas de resina poliéster reforçadas com fibra de vidro do mercado brasileiro.